TENSOR DO VIOLÃO

 

Variações de temperatura e umidade do ar causam diferentes graus de alteração na madeira de um instrumento. Sempre vale a pena ficar atento a aspectos que interferem em seu desempenho, como o tensor. Entranhado ao longo do interior do braço, o tensor é uma barra de ferro com rosca. Numa das extremidades dessa barra há uma bucha, peça que serve para alterar a curvatura do braço. Essa curvatura acontece devido à tensão das cordas. Se comparado a uma guitarra, o violão mostra ser mais simples para o ajuste do tensor. Portanto, adotemos esse instrumento como exemplo.

A análise preliminar para avaliar as condições de um braço parte do grau de sua curvatura (se está empenado ou se está bem regulado). Há duas maneiras de fazer isso: 1) Pressionando a corda contra o primeiro e o último traste para ver se a corda está ou não rente a todos os trastes; 2) Olhar o braço a partir do tampo do violão. O ângulo de sua visão deve ser rente à madeira, na parte anterior ao cavalete, de forma que o headstock fique na direção oposta. Esse tipo de análise permite uma visão ampla da superfície, incluindo o alinhamento dos trastes. De acordo com a curvatura do braço, há uma regulagem específica de correção.

O ajuste do tensor deve ser feito a partir da bucha que está no final da escala, no interior da boca. O objetivo dessa manutenção é deixar o braço o mais reto possível. A peça que você precisa para efetuar esse ajuste é uma chave allen compatível com a bucha, que, normalmente, mede 3/16” (cerca de 5mm). Se o braço do violão estiver empenado (ou seja, com curvatura negativa), será preciso apertar o tensor girando a chave no sentido horário. A curvatura negativa faz com que as cordas fiquem duras e altas, dificultando a execução do músico. Para se ter uma base, um tensor em perfeitas condições de funcionamento requer ¼ de volta ou meia volta.

Se o braço estiver reto demais ou com curvatura positiva, o ajuste do tensor deve ser feito no sentido anti-horário. Verifica-se a curvatura positiva quando as primeiras notas trastejam excessivamente ou, em alguns casos, não soam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário